Por: Lícia Mayra
http://falabaixinha.blogspot.com
Eu adoro esta cidade. Não nasci aqui, mas sinto que gosto mais daqui do que da minha própria cidade. Mas, ultimamente, tem umas coisa em Picos que anda me chateando, aliás, não só a mim, como a todos os picoenses: a péssima administração pública da cidade. Ei, Picos está crescendo. O comércio está se desenvolvendo muito, o movimento nas ruas do centro, com gente comprando e vendendo o tempo todo é enorme. Empresas da capital, como a farmácia Big-Ben, o Carvalho e a Noroeste, já têm lojas instaladas aqui, e não tarda para aparecerem mais delas.
Picos atrai investimentos. As oportunidades estão surgindo para os jovens, já temos a nossa primeira faculdade particular; os colégios privados são os melhores do estado, só perdem para as escolas de Teresina. Há muita gente de fora na cidade, gente que vem em buscas das oportunidades de emprego aqui. Essa procura não é à toa, Picos é uma cidade extremamente fértil em oportunidades, é só saber aproveitar e investir. Porém, o crescimento econômico e populacional não é acompanhado por políticas públicas que melhorem a aparência da cidade. Casas e prédios bonitos se erguem em Picos, há carros de luxo na cidade, mas quando você olha pras ruas dá até uma tristeza. Os condomínios novos não combinam com as ruas de terra, e os carros de luxo tem a maior dificuldade para desviar dos buracos. As ruas de Picos estão acabadas.
E antes fossem só as ruas! O esgoto a céu aberto e as queimadas são outro problema. Mas talvez o pior problema seja a intolerância e a brutalidade do prefeito. Ele não aceita críticas a seu mandato, acha desimportante as reclamações do povo. Ora, se o mandato dele ainda não acabou, isso significa que ele ainda tem obrigações a cumprir. E quem é ele para ameaçar a população? Ele é só um cidadão qualquer como nós todos, e devia beijar nossos pés porque o colocamos no gabinete da prefeitura. A população não pode temer as ameaças de um prefeito intolerante! Nós, cidadãos, temos que tomar uma atitude, pois se depender dele, a cidade fica ao léu. Dá só uma olhada nessas fotos, vê se tem condição uma cidade permanecer desse jeito:
Rua Carlos Marcílio:
Esse aqui é o cruzamento que eu atravesso quando vou para o colégio:
Passagem das Pedras:
Outras ruas do Canto da Várzea:
Rua São Sebastião:
E isso é porque eu só fotografei as ruas da vizinhança! Daí você tira o resto...
Agora me diga: tem condições da cidade continuar nessa situação? Uma cidade que está crescendo tanto, mas é praticamente intransitável! A Rua São Sebastião estava bem pior, fizeram algumas obras nela e agora ela está melhorzinha. Mas uma rua como essa, super movimentada, principalmente no horário em que os estudantes vão e voltam da escola, não pode ficar assim! O senhor anda por essas ruas, prefeito? O que acha delas? Será que seu carrão de luxo consegue passar por essas ruas sem asfalto, com paralelepípedos soltos e buracos expostos? Diga-me!
Isso não pode continuar assim. Acordem, picoenses! Vamos lá, tá na hora de dar um basta nessa situação!
Otima ideia essa!
ResponderExcluir