DENÚNCIA: Servidora pública sofre perseguição de cabo eleitoral de Gil Paraibano

DENÚNCIA: Servidora pública sofre perseguição de cabo eleitoral de Gil Paraibano

DENÚNCIA: Servidora pública sofre perseguição de cabo eleitoral de Gil Paraibano DENÚNCIA: Servidora pública sofre perseguição de cabo eleitoral de Gil Paraibano

Padre Walmir e #MudaPicos denunciam fraudes nas licitações na Prefeitura de Picos

A Denúncia foi feita durante a X Marcha Contra Corrupção e pela Vida em Picos

Padre Walmir Lima Padre Walmir Lima

Sala de Imprensa

CLIQUE NA IMAGEM E TENHA ACESSO AO CADASTRO PARA JORNALISTAS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Sala de Imprensa Sala de Imprensa

Jovens participam de reunião do #MudaPicos

Várias reuniões foram feitas nos bairros com a juventude em apoio ao Movimento #MudaPicos

Jovens participam de reunião do #MudaPicos Jovens participam de reunião do #MudaPicos

Greve dos Professores Municipais

Professores grevistas sofrem represálias da Secretaria Municipal da Educação de Picos

Professores grevistas sofrem represálias da Secretaria Municipal da Educação de Picos Professores grevistas sofrem represálias da Secretaria Municipal da Educação de Picos

Estudante de Picos emite nota de repúdio contra deputados que vetaram aumento no orçamento da Uespi para 2012

Amanda Lima Bezerra, estudante do IX semestre do curso de Direito da Uespi, campus de Picos, emitiu na manhã desta quarta-feira (21) uma nota de repúdio contra os deputados estaduais que rejeitaram a emenda orçamentária que previa um aumento de R$ 23 milhões nas verbas públicas destinadas à Uespi em 2012.
“A maioria dos políticos que votaram a emenda são deputados que vestiram a camisa do movimento SOS Uespi”, diz ela mostrando-se decepcionada em especial com os deputados da região de Picos. “A deputada Belê, que chegou a trazer outros deputados até ao nosso campus para conhecer a realidade em que vivemos, quando teve a oportunidade de fazer alguma coisa concreta não o fez por puro partidarismo”, desabafa.
Deputados visitam campus da Uespi em Picos
Em março de 2011 as deputadas Belê, Iracema Portela, Margareth Coelho, Juliana Morais e os deputados Warton Santos e Tadeuzinho visitaram o campus de Picos paraconhecer de perto a situação dos alunos - Foto: Arquivo/DCE
A estudante afirmou ainda que pretende convocar os acadêmicos da instituição e fazer uma campanha contra os deputados que vetaram a emenda proposta pelo deputado tucano Firmino Filho.
A emenda teve quatro votos favoráveis dos deputados Marden Meneses (PSDB), Luciano Nunes (PSDB) Cícero Magalhães (PT) e Evaldo Gomes (PTC). Da região de Picos, os deputados Nerinho (PTB), Warton Santos (PMDB), Kléber Eulálio (PMDB), Belê Medeiros (PSB) e Tadeu Maia (PSB) votaram contra.
O orçamento do Estado para 2012 foi votado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (20). Sem o acréscimo, o orçamento da Uespi para o próximo ano é de apenas R$ 138 milhões.
Confira abaixo a nota de repúdio:
NOTA DE REPÚDIO AOS DEPUTADOS PIAUIENSES QUE VOTARAM CONTRA A EMENDA PARLAMENTAR QUE VISAVA OBTER AUMENTO ORÇAMENTÁRIO PARA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
Engajada na causa por uma Universidade Estadual do Piauí – UESPI melhor há mais de quatro anos, sinto na pele a cada dia mais e mais o desprezo dos políticos deste estado para com a instituição, não cabendo nesse momento uma análise estrutural e histórica do processo de sucateamento e desestruturação da IES, pois, levaria muito tempo e acho que este é o nosso principal inimigo nesse momento: o tempo.
Esta nota vai dirigida a todos que votaram contra, mas principalmente para os picoenses que nos apunhalaram pelas costas, meus mais sinceros “pesares” aos deputados Tadeu Maia, Belê, Warton Santos, Kléber Eulálio e Nerinho que usaram de partidarismos para vetar uma emenda que seria substancial para nossa UESPI, afinal a UESPI nunca foi prioridade de nenhum e nem preciso falar, não é?
Pasmem, estes mesmos nomes usaram de discursos inflamados e bateram no peito para dizer que zelavam pela UESPI quando no auge do movimento #SOSUESPI vestiram nossa camisa, dando uma de “bons moços”. Quanta covardia!
Como se não bastasse tamanha afronta a deputada Belê veio ao Campus de Picos várias vezes ver o total descaso pelo qual temos passado, os maus dias enfrentados e dizer falácias entre as quais: “estou com vocês na luta!” e agora deputada, qual vai ser sua desculpa? Será que o fato de a emenda ter sido proposta por um adversário político justifica o fato de a sra. ter abandonado a UESPI quando poderia ter demonstrado seu falsário “apoio”? Ou será que a senhora esqueceu que ano que vem serás candidata a prefeita na cidade de Picos? Digo o mesmo para o deputado Kléber Eulálio! Só em Picos somos 1.800 alunos e consequentemente 1.800 famílias que vocês traíram.
Nossa resposta neste momento é o silêncio, o silêncio dos mais uma vez apunhalados pelas costas, alunos da Universidade Estadual do Piauí, principalmente daqueles do Campus de Picos, o qual, ironicamente, formou alguns de vocês e alguns dos seus familiares.
Nossa resposta virá em breve, mais especificamente no ano que vem, nossa resposta virá nas urnas, porque nunca, jamais, na condição de pessoas de boa índole que somos aprendemos com os conselhos dos nossos pais o valor da palavra HONESTIDADE e a segurança que nos traz os VALORES da honra e da verdade.
Os alunos da Universidade Estadual do Piauí – Campus de Picos manifestam neste momento seu mais absoluto REPÚDIO à COVARDIA de cada um de vocês.
Amanda Lima BezerraAluna do IX semestre de Direito da UESPI – Campus de Picos

Artigo: Os Movimentos Sociais no Piauí no Setor das Comunicações


O Movimento Social “MUDA PICOS” surgiu em meados de Março do corrente, através de um forte sentimento de indignação da sociedade onde, inicialmente, moradores dos bairros Ipueiras, São José e Morada do Sol, estimulados pelo Pároco da Paróquia de São José Operário resolveram se reunir para discutir, na Igreja do bairro Ipueiras, a situação de abandono administrativo em que se encontravam por parte do Poder Público Municipal.

Organiza-se por meio de mobilizações comunitárias, reuniões, meios de comunicação(TV e rádio), carro de som, redes sociais, capacitação/seminários, elaboração e distribuição de material informativo com ações realizadas em manifestação pública, passeata, reuniões e distribuição de uma carta cidadã. Tem como principal objetivo a articulação, mobilização e conscientização da população acerca das melhorias de infra-estrutura da cidade. Entretanto, como objetivos a longo prazo destacam as mudanças concretas, significativas na melhoria da qualidade de vida dos Picoenses; com isso o MS ganha força e notoriedade através da Redes Sociais, somados a jovens, Profissionais liberais, Associações e Sindicatos, representantes de outros MS, jornalistas, Igrejas e outros, todos oriundos de diversos bairros da cidade.

Foi assim, que no dia 01 de março, o MS ganhou as ruas, uma grande caminhada pelas principais ruas do centro da cidade com destino a sede da Prefeitura Municipal, onde a população clamava por soluções urgentes para a situação de vulnerabilidade social e infra-estrutura: melhorias de saúde, educação, saneamento básico, iluminação, melhorias no trânsito, participação popular na Administração Pública, transparência e muitos outros.

Hoje, o MS conta com aproximadamente a freqüência de 40(quarenta) pessoas nas reuniões, 250(duzentos e cinqüenta) em Seminários e eventos, 600(seiscentas) em caminhadas e 1.200 (hum mil e duzentas) nas Redes Socais; o Muda Picos tem como mecanismo de sustentação econômica partilha e doações, movimenta-se através da TV, rádio, Orkut, MSN, twitter, sites, blogs, cartazes e informativos, não possui sede própria, seus membrosse reunem em uma sede provisória, acreditando dar sua contribuição para elevação do nível de consciência política da população e conseqüentemente elevar o comprometimento social no atendimento de suas necessidades no âmbito municipal, Estadual e Federal.

Constata-se  de suma importância o papel do Assistente Social dentro dos MS como profissional propositor de conscientização dos indivíduos enquanto sujeito de direitos, mas, sobretudo um mediador de conflitos nessa perspectiva de constituição de uma nova sociedade o qual constitui um cenário de tramas e relações nessa complexa mudança enquanto atores sociais.
 
 Material pesquisado/produzido por acadêmicas do curso de Serviço Social da URSA: Acleciane Brito, Ana Paula Batista, Nair Sampaio e Talita Sellene

Prefeitura de Picos investe em pavimentação de ruas desabitadas




Quais são os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Obras de Picos para pavimentar uma via pública? O número de residências? A influência dos moradores? As dificuldades de acesso? Ou apenas interesses particulares dos detentores de cargos públicos no nosso município?

São antigas as reclamações dos moradores do Bairro Ipueiras, Parque Exposição, Morada Sol, Cidade de Deus entre outras dezenas de bairros que ainda não possuem uma benfeitoria na área de calçamento no município.

Enquanto grande parte das vias públicas de Picos não possui pavimentação, algumas ruas que não contam com nenhuma residência edificada e não oferecem acesso a lugar algum estão sendo calçadas pela Secretaria de Obras, comandada pelo fiel escudeiro do Prefeito da cidade, o Bigode Branco, com a finalidade de atender a interesses de correligionários.

Um exemplo que ilustra bem esta prática que tem se tornado comum na “cidade do já teve” é a pavimentação de uma área que fica próxima a Boate Planet no Bairro Aerolândia. No local não existe nenhuma residência, apenas um TRAILER de um amigo do secretário de obras.


Picoenses esperam por mais 12 horas na fila de marcações da Secretaria de Saúde


Um flagrante desesperador das filas nos serviços de saúde oferecidos pelo poder público municipal de Picos.  Pessoas que precisam de exames médicos ficam por mais de 12 horas esperando na frente da secretaria municipal de saúde para fazer a marcação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O descaso é tamanho que a fila chega a dobrar o quarteirão entre as Ruas Marcos Parente com Coronel Antonio Rodrigues.

São pessoas simples das mais diversas comunidades da zona rural e da periferia de Picos que sem recursos financeiros buscam ajuda na hora da doença na secretaria de saúde. A dona de casa Francisca Maria está com três filhos menores de idade doentes. Ela procurou a secretaria de saúde para fazer a marcação dos exames solicitados pelo médico, para isso, ela chegou ao local de marcação às 15h do dia anterior, domingo, (02/10) e até a hora que nossa reportagem esteve no local às 6h da manhã da segunda-feira (03/10) ainda não havia sido atendida.



Segundo Francisca Maria, o problema se agrava ainda mais devido alguns funcionários da própria Secretaria de Saúde alimentar um esquema de privilégios e corrupção garantindo fichas de exames para amigos e pessoas que se submetem a oferecer “agrados” em troca de furar a fila para garantir o exame.

Centenas de idosos, gestantes e crianças dormem ao relento para garantir um beneficio que todos os brasileiros têm direito, a saúde gratuita de qualidade. As filas na marcação de exames em Picos não são de hoje. Mensalmente na primeira semana do mês a mesma peregrinação acontece, famílias carentes de todo o município esperam ser atendidas e a maioria delas volta para a casa sem conseguir marcar o exame devida a grande demanda e a baixa quantidade de vagas oferecidas.

Audiências públicas e auditórias já foram realizadas no sentido de encontrar uma solução para o descaso na saúde pública de Picos. O problema é tão grave que chamou a atenção da imprensa nacional. O Jornal “O Globo” divulgou matéria no dia 27 de março de 2011 onde retrata “o descontrole generalizado do dinheiro da saúde, sem punição”.

Segundo O Globo, a cidade de Picos já passou por três auditorias no último ano, mas nenhuma providência foi adotada. Segundo os auditores, são tantas suspeitas de fraude que é impossível assegurar a real destinação de cerca de 40% dos R$29.229.484,56 transferidos pela União à prefeitura, em 2010.

A matéria do Jornal O Globo mostra que na cidade, o SUS pagou, em 2009, 11.902 exames auditivos, bem mais do que os 8.641 de Teresina, com seus mais de 800 mil habitantes e referência exclusiva de atendimento médico no Piauí e em parte do Maranhão. No mesmo ano, a prefeitura contratou R$10,6 milhões em consultas, internações e exames especializados sem contratos, nem licitações. Entre janeiro de 2009 e junho de 2010, pagou R$228,8 mil em 12.933 diárias a duas pensões de Teresina, supostamente para abrigar pessoas carentes, cujos nomes até hoje não são conhecidos.

De acordo com a reportagem, o caso emblemático é o de uma clínica de reabilitação suspeita de fraudar documentos e cobrar procedimentos que não fez, com prejuízo ao SUS de pelo menos R$536 mil. O Ministério da Saúde conhece o caso desde 2010, mas O GLOBO verificou que a Clínica Santa Ana continua sobrevivendo exclusivamente às custas do SUS e continua prestando serviços sem contrato com a prefeitura, como prestadora de serviço de alta complexidade. Ano passado, Picos teve desabastecimento de mais de 50% nos itens da Farmácia Básica. A prefeitura não presta contas ao Conselho Municipal de Saúde, como manda a lei. A presidente do conselho é a tesoureira da Secretaria de Saúde, Geovana Luz.

Monção de Apoio ao Muda Picos encerra Conferência de Juventude


Durante a 2ª Conferência  Regional de Juventude do Vale do Guaribas, realizada nos dias 22 e 23 de setembro, com o tema “ Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, que contou com a participação de cerca de 120 jovens delegados de Picos e Região, com um total de 33 municípios, encerrou-se com a aprovação de uma Monção de Apoio ao Movimento Muda Picos,

O Movimento Muda Picos é liderado pelo Pároco Padre José Walmir de Lima, que esteve presente durante a manhã desta sexta-feira no Centro de Treinamento Diocesano, onde se realizava as plenárias, escutando as propostas e discussões da juventude da região do Vale do Guaribas.
          

REPRESÁLIA: Fiscais ambientais tentam impedir manifestação de professores em Picos


Fiscais da Secretaria do Meio Ambiente de Picos tentaram na manhã desta quarta-feira, 21, impedir uma manifestação pacífica dos professores da rede municipal de ensino, que estão em greve desde a última segunda-feira, 19 de setembro, cobrando implantação do Plano de Cargos e Carreira, reajuste salarial de 50% e melhores condições de trabalho.
           
Como estratégia do movimento grevista, os professores decidiram promover na manhã desta quarta-feira, 21, uma manifestação de protesto na Praça Félix Pacheco, centro da cidade, quando foram surpreendidos por três fiscais da Secretaria do Meio Ambiente comunicando que durante o ato não poderia ser utilizado carro de som e, caso insistissem, eles acionariam a Polícia para fazer a apreensão do veículo.
           
O motorista do carro de som disse que ainda tentou argumentar com o fiscal que liderava o grupo, identificado como Evanilson Silva, porém, o mesmo foi enfático e reafirmou o que havia dito anteriormente, que caso insistissem o veículo seria apreendido pela Polícia Militar. Nesse momento foi iniciado um princípio de discussão e com a chegada da imprensa os fiscais resolveram retirar-se do local.

Professores grevistas sofrem represálias da Secretaria Municipal da Educação de Picos


JOSÉ MARIA BARROS DO GP1

Grevistas acampados em frente ao sindicato.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Os professores da rede municipal de ensino de Picos, que desde a manhã de ontem, 19 de setembro, estão em greve por tempo indeterminado, denunciaram na manhã desta terça-feira, 20, que estão sofrendo todo tipo de represália por parte dos gestores, que se negam a negociar com a categoria.


O secretário geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm), advogado Gláuber John Silva, disse que a secretária da Educação colocou carro de som nas ruas convocando os alunos para comparecer às escolas, na tentativa de enganar os pais de que tudo está funcionando normalmente, o que, segundo ele, não é verdade.

Servidores da Educação recusam aumento de R$ 20 reais e continuam greve

Rodeador News


Por tempo indeterminado. Esse é o período em que continuará a greve dos servidores da educação municipal. Os professores, vigias, zeladoras e merendeiras reivindicam um reajuste salarial referente aos os últimos sete anos. As negociações começaram no início de 2011, porém até agora não houve um acordo. Nos últimos meses os funcionários fizeram três paradas de advertência, cada uma de 24 horas. Sem progresso nas negociações, eles começaram a greve nesta segunda-feira (19).

“O motivo pelo qual a gente está em greve, o que é um fato histórico aqui na cidade de Picos, é por conta da negociação que está havendo com a prefeitura. A última negociação que a gente fez, inclusive temos os documentos protocolados, eles apresentaram uma proposta de 25% de aumento dividido em parcelas. Seria 10% agora no final de 2011, do qual 8% nós já temos garantido, então eles estão querendo dar um aumento de 2% este ano, que equivale a R$ 20 reais. Depois daria mais 10% em março de 2012 e 5% em dezembro de 2012”, explicou a membro da comissão que representa os servidores da educação, professora Adnaid Rufino.

Professores de Picos iniciam greve por tempo indeterminado

clique para ver a foto em tamanho real
Movimento grevista teve início nesta segunda-feira, 19 de setembro,e prosseguirá por tempo indeterminado
Por José Maria Barros  
Foto: José Maria

Diversas escolas da rede municipal de ensino em Picos, tanto da zona urbana, como da zona rural, não tiveram aulas hoje por causa do início da greve dos professores. O movimento é por tempo indeterminado e, segundo os servidores, foi decretado em virtude da falta de interesse do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), em negociar com a categoria.
           
Conforme fora decidido em assembleia geral realizada na última terça-feira, 13 de setembro, com faixas, cartazes e apoio de um carro de som, os grevistas se reuniram cedo da manhã em frente ao Sindicato dos Servidores Municipais de Picos (Sindserm), que fica próximo ao Palácio Coelho Rodrigues, para protestar contra a falta de diálogo dos gestores.
          

Sala de Imprensa - Cadastro para jornalistas e meios de comunicação

Informar para democratizar, uma missão do #MudaPicos. Cada cidadão tem o direito à informação, imparcial e democrática, partindo desta lógica, o #MudaPicos, com o propósito de manter uma relação mais próxima dos meios de comunicação disponibiliza uma Sala de Imprensa virtual, onde os jornalistas, meios de comunicação e blogueiros. Por meio do cadastro manteremos os sites, jornais, programas de rádio, TV e blogs informados sobre os rumos do Movimento #MudaPicos.

Conheça o novo mudapicos.com


O Movimento #MudaPicos, nos últimos meses vem ganhando as ruas e as redes sociais. Informando, fiscalizando e construindo um novo projeto de cidade por meio de um amplo debate, uma proposição coletiva do conjunto de idéias-força de várias entidadescoordenadas pelas Igrejas, Rede de Educação Cidadã, FAMCC, Associações de Moradores de diversos bairros, UMP – União das Mulheres Picoenses e do STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, SINDSERM – Sindicato dos Servidores Municipais e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA),  simpatizantes de todos os meios e entidades sociais. 

Neste fim de semana a #MudaPicos disponibilizou seu novo site na internet (www.mudapicos.com), com interface mais limpa, leve e ágil. Com uma proposta de interatividade maior entre os seus leitores, seja por meio do Twitter e demais redes sociais, todas essas ferramentas são conectadas do site direto aos perfis dos usuários.

#MudaPicos visita grupo de jovens nos bairros

Durante o mês de agosto e setembro, o Movimento #MudaPicos visitou vários grupos de jovens dos mais diversos bairros da cidade. Visitamos o Grupo de Jovens do Bairro São José, onde 60 jovens reunidos no Salão Paroquial da Igreja de São José, logo após foi a vez do Grupo de Jovens do Bairro Junco e do Canto da Várzea (fotos)

Mostramos a missão, os objetivos, as instituições e os passos do movimento, mostramos ainda as formas de participação, seja nas reuniões ou nas redes sociais, participando dos projetos "mil problemas em fotos" ou "#ParticipaPicos".

DENÚNCIA: Servidora pública sofre perseguição de cabo eleitoral de Gil Paraibano


A merendeira Cícera Rodrigues de Moura, que reside na Comunidade Chapada do Mocambo, zona rural do município de Picos, se diz perseguida pela liderança política naquela região, Antonio Veloso, ligado ao prefeito de Picos Gil Paraibano.

Segundo a servidora pública, efetivada no concurso realizado pelo município em 2007, a rixa pessoal começou há alguns anos depois de um desentendimento sobre o local onde seria erguida a capela da comunidade Chapada do Mocambo. Cícera conta que Antonio Veloso queria construir a igreja em um terreno próxima de sua residência e o grupo de animadores da comunidade desejava erguer o templo em outro terreno, onde acabou sendo construído, despertando a ira do líder político que desde então, segundo ela, passou a persegui-la.

“Ele (Antonio Veloso) faz tudo no terreiro da casa dele. O orelhão quando veio ele botou no terreiro da casa dele; o posto (de saúde) ele ‘tá’ fazendo colado a casa dele; a praça ele vai fazer colada a casa dele; e segundo comentários que ‘eles’ vivem dizendo que vai fazer uma outra igreja no mesmo lugar que ele queria”. Afirma à merendeira.

Insatisfeito por não ter conseguido construir a igreja próximo de sua residência o líder político Antonio Veloso passou a perseguir a merendeira no trabalho, a Escola Municipal Dona Benedita. De acordo com a merendeira, há três anos vem sofrendo perseguição no colégio. Ela diz que constantemente sofre denuncias inverídicas na secretaria de educação que têm como objetivo conseguir a transferência dela para outra região.

A merendeira relata que Antonio Veloso chegou ao ponto de colocar funcionários no colégio para vigiá-la e provocá-la no sentido de encontrar um pretexto para conseguir a sua transferência.  Ela afirma também que o Diretor da escola a impediu de pagar o estágio de conclusão do curso de pedagogia e colocou falta durante as suas férias no sentido de prejudicá-la.

Há aproximadamente 15 dias a merendeira recebeu um documento da Secretaria Municipal de Educação, sem nenhuma justificativa, informando que ela tinha sido transferida para o Colégio de Coroatá, onde não existe necessidade de mais uma profissional e deixando a escola de Chapada do Mocambo sem merendeira. Para piorar a situação da servidora não existe transporte ligando a Chapada do Mocambo a Coroatá.

Irregularidade no Colégio

Cícera Rodrigues de Moura faz uma grave denúncia contra o Colégio. Segundo ela, a servidora Betânia Maria da Silva, aprovada no concurso público de 2007, tomou posse, mas nunca deu expediente na escola, trabalha em uma clinica particular no Centro de Picos. Apenas assina o ponto no final de semana e recebe o salário mensalmente. A mãe da funcionária, Benícia Maria de Jesus é quem trabalha ilegalmente na função da filha.

Grito dos Excluídos 2011

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:

  • Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
  • Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
  • Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

CARAS PINTADAS NO 7 DE SETEMBRO



  
A guerra contra o mau político, contra a corrupção que assola nas esfera municipal, contra as obras superfaturadas, contra as licitações viciadas e fraudulentas, contra os desvios de verbas, contra o "retorno" (comissão) cobrado por políticos e funcionários públicos para liberação de verbas públicas, e contra a degradação da nação está começando.

Devemos tomar uma atitude massiva, de cidadãos, uma sociedade unida contra tudo o que estão fazendo com o nosso dinheiro que pagamos com tanto sacrifício, através de impostos diretos (Imposto de Renda) e indiretos (embutidos nos produtos que compramos) cada vez mais elevados, enquanto a saúde, a educação e o transporte públicos, o saneamento básico, a assistência social etc, são deixados ao relento. 

Devemos nos mobilizar para acabar com tudo isso, e a nossa marcha está começando. Os protestos, os movimentos sociais são legítimos e mudam a história dos fatos !

RECID PICOS DISCUTE PROTAGONISMO JUVENIL


Aconteceu nesta terça feira dia 09 de agosto, a oficina que marcou a retomada das atividades da Rede de Educação Cidadã na região de Picos. Foi no municipio de São Julião, no espaço do Ponto de Cultura da Prefeitura Municipal que fizemos a nossa atividade contando com a participação de 35 jovens, todos provenientes de um trabalho já iniciado com o educador Torres que explorou suas potencialidades nas aulas de Capoeira, Violão, Teatro, Música, etcA RECID veio ao encontro destes jovens para se portar como um elemento novo voltado para a sua formação política, de modo que esta oficina veio despertar o grupo para que essa parte do conhecimento e da valorização do saber também pudesse ser explorada.Como uma articulação em rede, o grupo foi convidado a estar participando com outros grupos de um processo formativo alicerçado nos preceitos da pedagogia freireana. Neste processo formativo que se iniciará a partir de outubro e que se seguirá em etapas, os jovens irão aprofundar seus questionamentos, suas inquietações acerca de temas que mexem com o seu cotidiano, em todos os lugares como: afetividade e sexualidade da juventude, a violência e extermínio de jovens, a fé e a política... são temáticas que serão abordadas tendo como pano de fundo os fundamentos da educação popular em toda a sua transversalidade.
Na oficina estiveram presentes ainda a Secretária de Cultura do Município, o Supervisor de Ensino, as representantes do Conselho Tutelar e o articulador dos Territórios da Cidadania... todos juntos gritando numa só voz:"Juventude que ousa sonhar, luta por direitos e constrói um Brasil popular."

(Por Lucas Araujo - Educador)

Agenda: #MudaPicos

O Movimento #MudaPicos vai visitar diversos grupos da cidade (jovens, casais, associações de moradores...). Em agosto estão previstos alguns encontros e desde já você pode programar a participação em algum desses momentos.

Dia 06 de Agosto
Grupo de Jovens do Bairro São José
19h no Salão Paroquial da Igreja de São José

Dia 18 de Agosto:
Semana da Família no Bairro Pedrinhas
Às 19h na Igreja do Bairro


Dia 20 de Agosto:
Grupo de Jovens do Bairro Junco
19h no Salão Paroquial do Bairro Junco

Dia 03 de Setembro:

Grupo de Jovens do Bairro Canto da Várzea
19h no Salão Paroquial



Paz e Bem!

Banner para redes sociais do Projeto 1000 Problemas em Fotos


Bairro Paroquial está abandonado



* Por José Maria Barros

Contrariando as afirmações do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), e de seus assessores, o bairro Paroquial, um dos mais populosos e carentes do município de Picos, está completamente abandonado pela administração local.
        
Andando pelas ruas do bairro pode-se comprovar o descaso da administração Gil Paraibano para com aquela gente humilde. Lixo, esgoto a céu aberto, mato, falta de ações efetivas nos setores de Saúde e de Educação são alguns dos problemas mais evidentes.
        
Além do abandono, que pode ser comprovado pelas fotos, os moradores do bairro Paroquial também não contam com assistência a saúde adequada e quando precisam de atendimento têm que madrugar no Posto do PSF para conseguir uma vaga.
        
Aliás, no momento, o Posto do PSF do bairro Paroquial está sem atendimento médico.Um aviso na parede do prédio comunica que o serviço somente retornará no próximo dia 16 de agosto.

* José Maria Barros é repórter e redator do Jornal de Picos.


Veja as Fotos:



Padre denuncia fraudes nas licitações na Prefeitura de Picos

O Coordenador do Movimento Muda Picos, Padre Walmir Lima, deu entrada no Tribunal de Contas do Estado e na Procuradoria Geral do Estado do Piauí a uma grave denúncia de fraude nas licitações públicas da Gestão do Prefeito de Picos, Gil Paraibano (PMDB).

O crime já havia sido denunciado pelo Ministério Público de Picos, através do Promotor de Justiça Marcelo Monteiro, em processo protocolado na Primeira Vara de Picos no dia 30 de agosto de 2010 sob número 0001495-592010818.0032.

O Padre Walmir lembra que na época da denúncia feito pelo Ministério Público procurou por duas vezes a Vara Civil para saber como estava o andamento do processo, mas a informação obtida era que ainda não havia sido julgado.

Segundo Padre Walmir, no processo o Pregoeiro da prefeitura de Picos, Agenor Araújo Santos Filho, é denunciado por improbidade administrativa. De acordo com a denúncia, nos editais de licitações para contratação do transporte escolar além de faltar informações importantes como rotas e quantidades de alunos e professores a serem transportados, foram observados que o conteúdo dos 38 envelopes eram escritos pela mesma pessoa, já que os erros ortográficos e o texto eram idênticos em todos os envelopes, caracterizando direcionamento nas licitações.

Durante as fiscalizações dos balancetes da prefeitura de Picos realizadas pela Força Tarefa Popular e o Movimento Muda Picos nos dias 26 e 27 de julho foram constatadas que o mesmo pregoeiro continua atuando nas licitações da gestão Gil Paraibano e com alguns agravantes.

O Padre relata que o prefeito de Picos Gil Paraibano nomeou como chefe do Setor de Licitações “pregoeiro oficial”, ainda no ano de 2005, o advogado Agenor Rodrigues de Araújo Filho, irmão do também advogado e ex-procurador do município de Picos geral Agrimar Rodrigues de Araújo.

De acordo com o processo de Improbidade Administrativa, o pregoeiro encontra-se “afastado” de suas funções desde o início de 2011. Contudo, continua exercendo informalmente a chefia do Setor de Licitações de Picos, haja vista ser encontrado diariamente na referida sala administrativa emitindo ordens e coordenando licitações e celebrações de contratos públicos.

“O mais greve de tudo é que após esse ‘afastamento’ o ex-pregoeiro passou a ser remunerado, via pagamento de notas fiscais, pelas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. Sendo que o município de Picos possui uma estruturada Procuradoria Geral com mais de 12 (doze) profissionais jurídicos e mesmo assim essas secretarias ainda vêm constituindo uma despesa aberrante dessa envergadura.” Afirma o Padre Walmir.

Segundo documentos do processo, o ex-pregoeiro recebe valor bruto, por mês, equivalente a R$ 7.000,00 (sete mil reais), sendo R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) da Secretaria Municipal de Saúde e R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) da Secretaria Municipal da Educação.

Somente há alguns meses atrás, o ex-pregoeiro deixou de emitir Notas Fiscais para a Secretaria Municipal de Educação e passou tal incumbência para seu sócio de escritório Mark Firmino Neiva Teixeira de Sousa (assessor da Câmara Municipal de Picos).  Valores esses que ultrapassam em muito, inclusive, o seu antigo salário e o do próprio vencimento do. Prefeito Municipal Gil Paraibano.

O Padre Walmir diz que todas as provas destas irregularidades estão anexadas ao Processo protocolado no Tribunal de Contas e na Procuradoria Geral do Estado do Piauí.

Fonte: Muda Picos

O abandono do bairro Belo Norte: “Nóis é jeca mais não é besta”!!!!.

Artigo do internauta   28/07/2011
divulgação
clique para ver a foto em tamanho real
Bairro Belo Norte
O progresso propriamente dito e implantado pelo prefeito de Picos está amareladamente plagiado no slogam do pavilhão local “Ordem e Progresso”
Após sete anos de “gerência” Gil Marques de Medeiros, o bairro Belo Norte, zona oeste de Picos, está abandonado de forma escancarada. Ruas esburacadas, acesso quase impossível a veículos, além da poeira e esgotos a céu aberto. Tanto que os Correios não querem entregar correspondências alegando falta de acesso aos endereços. Seu prefeito, aonde estás que não nos vê? O senhor arrebanhou centenas de votos naquele bairro e nunca nos deu satisfações. O senhor já pensou se na próxima campanha a coisa vai ser do mesmo jeito? Começa a pensar...
“Eu quero alavancar o progresso da cidade”, foi a frase mais ouvida na campanha Medeiros desde seu primeiro pleito. No entanto, o “progresso” sugerido pelo então candidato Gil Marques de Medeiros, não passou de mero devaneio, já que suas promessas ficaram soltas ao vento. O progresso, este eu estou esperando... As ruas urbanizadas, limpeza pública adequada, segurança, e saúde pública local idem... A única fala de suas campanhas efetivamente cumprida foi o pagamento em dia de seus funcionários, trivial, ou deveria dizer “sssssssss”....
O progresso propriamente dito e implantado pelo prefeito de Picos está amareladamente plagiado no slogam do pavilhão local “Ordem e Progresso”, inspirado na filosofia Comtesca... A propósito, o senhor e sua trupi sabem o que seria a filosofia  Comtesca? Rrrrrruuuuuummmmm....

#MudaPicos: Fotos da 10ª Marcha contra corrupção e pela vida (Clique Aqui!)

 A Mobilização #MudaPicos saudou os combatentes da Força Tarefa Popular do Piauí na manhã desta terça-feira dia 26 de Julho. Os combatentes chegam a Picos para fiscalizar convênios de obras públicas bem como as contas da Administração Municipal. Veja as fotos da 10ª Marcha contra corrupção e pela vida!


10ª Marcha Contra Corrupção chega à Picos

Via Riahão Net

Chegou a Picos na manhã desta quarta-feira (26) a 10ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida. Com gritos de guerra, manifestantes marcharam pelas ruas dacidade convidando a população ao engajamento político.


A caminhada saiu da Praça Antenor Neiva, em frente ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL), passando pelas principais ruas e avenidas da cidade até chegar ao Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder público municipal. O objetivo da marcha é promover vistorias em obras e contas públicas. Caso alguma irregularidade seja encontrada, o MinistérioPúblico será notificado e tomará as devidas providências.

A marcha completa dez anos de existência no estado do Piauí e, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos (STTR) Ricardo Araújo, muitos benefícios foram conseguidos através da “mobilização e articulação das entidades sociais” que participam do movimento e buscam melhorias para a sociedade. “Obras paralisadas foram concluídas. Obras onde houve o desvio de dinheiro, os responsáveis foram punidos”, informou.
Parada "estratégica" em frente à Secretaria Municipal de Educação de Picos


A 10ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida percorreu inúmeras cidades do Piauí e, depois de passar por Pio-IX, encerra suas atividades no município de Picos, onde foi articulada pela mobilização #MudaPicos, Rede de Educação Cidadã (Recid), Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC), Associações de Moradores de diversos bairros, União das Mulheres Picoenses (UMP), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSERM), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e Paróquia São José Operário.

Banner para redes sociais. Divulguem!

#MudaPicos: Marcha contra corrupção é nesta terça dia 26/07


MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO E PELA VIDA!
Venha caminhar conosco!

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 26 de Julho (terça-feira)
Horário: 7:30h da Manhã
Local de Saída: Praça do Hospital Regional 
Local de Chegada: Câmara de Vereadores
Faça parte! Sua vontade, sua cidade!

A Mobilização #MudaPicos (Rede de Educação Cidadã, FAMCC, Associações de Moradores de diversos bairros, UMP – União das Mulheres Picoenses, STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, SINDSERM – Sindicato dos Servidores Municipais e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Associação de Moradores do Bairro Junco, Paróquia de São José Operário) convida a sociedade picoense para 10ª Marcha contra à corrupção e pela vida.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...