DENÚNCIA: Servidora pública sofre perseguição de cabo eleitoral de Gil Paraibano

DENÚNCIA: Servidora pública sofre perseguição de cabo eleitoral de Gil Paraibano

DENÚNCIA: Servidora pública sofre perseguição de cabo eleitoral de Gil Paraibano DENÚNCIA: Servidora pública sofre perseguição de cabo eleitoral de Gil Paraibano

Padre Walmir e #MudaPicos denunciam fraudes nas licitações na Prefeitura de Picos

A Denúncia foi feita durante a X Marcha Contra Corrupção e pela Vida em Picos

Padre Walmir Lima Padre Walmir Lima

Sala de Imprensa

CLIQUE NA IMAGEM E TENHA ACESSO AO CADASTRO PARA JORNALISTAS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Sala de Imprensa Sala de Imprensa

Jovens participam de reunião do #MudaPicos

Várias reuniões foram feitas nos bairros com a juventude em apoio ao Movimento #MudaPicos

Jovens participam de reunião do #MudaPicos Jovens participam de reunião do #MudaPicos

Greve dos Professores Municipais

Professores grevistas sofrem represálias da Secretaria Municipal da Educação de Picos

Professores grevistas sofrem represálias da Secretaria Municipal da Educação de Picos Professores grevistas sofrem represálias da Secretaria Municipal da Educação de Picos

Jornalistas e a mídia tradicional precisam prestar mais atenção a movimentos como o #MudaPicos e o #SOSUESPI



 "Jornalistas e a mídia tradicional precisam q ñ prestam atenção aos movimentos como o  e o(via @)



  "@ Tem razão colega. Em Picos prefeito agrediu comerciante, todo dia denuncias e apenas o J292 e outro jornal tem coragem para noticiar" ( Via @Jornalista292)


"Ficou feio! Parte da imprensa local ignorou o movimento 'SOS UESPI'  " ( Via @anieleteixeira)


"Ficou feio para a imagem de parte da imprensa local ignorar solenemente o movimento ‘SOS UESPI’, realizado por quase todo o dia de ontem em Teresina. Alguns que não ignoraram, deram só "uma notinha de rodapé". A gente fala em “parte da imprensa” porque o leitor percebe muito bem quem são os veículos que têm o rabo preso." ( Via Gilcilene Araújo - Repórter do 180Graus)

Esses são alguns dos pensamentos de Jornalistas que sabem a força e o caráter dos movimentos sociais que surgem na rede.

Fiquem atentos!

‘Muda Picos’ deixa o mundo virtual para ganhar as ruas

Um movimento que começou no mundo virtual agora está ganhando força real em Picos. Trata-se do ‘Muda Picos’. Uma comunidade criada no site de relacionamentos Orkut já tem 760 membros. 

O movimento tem página no Facebook, mas é no microblog Twitter que está sendo mais visível, com a utilização da ‘hastag’ #mudapicos . A ‘hastag’ é uma palavra usada para um registro de pesquisa e aferição de quanto o tema é citado no Twitter. 

Sábado passado, o ‘Muda Picos’ deixou de ser virtual para ser real. Uma reunião serviu debater ideias e propostas que visam a mudar a cidade – e não no sentido político-partidário, mas em uma amplitude muito maior. 

Na reunião de sábado, estiveram presentes representantes da Diocese e de movimentos sociais como a Federação das Associação de Moradores, o Movimento de Pequenos Agricultores e a Rede de Educação Cidadã, além de estudantes que apoiam a iniciativa. 

O propósito dos que estão fazendo o ‘Muda Picos’ é mobilizar principalmente a juventude nas redes sociais em conjunto com as associações de moradores e entidades sociais. A palavra mudança, assim, ganha o sentido de trazer gente nova para fazer parte das transformações positivas que se quer naquela cidade. Pode ser um bom experimento para o resto do Piauí. 

Por: Cláudio Barros do Portal Meio Norte // PI
(Com informações do Portal Jornalistra 292)

Auditoria do TCU encontra irregularidades na aplicação de recursos da Saúde em Picos

da Redação do GP1 


Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) referente à auditoria realizada no município de Picos destinada a verificar a regularidade da aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde – SUS, na modalidade fundo a fundo, durante o exercício financeiro  de 2009, aponta várias irregularidades, ao tempo em que alerta à secretaria municipal de Saúde para que não reincida no erro sob pena de sérias sanções.

Copias do relatório e da deliberação tomada pelos ministros do Tribunal de Contas da União em sessão plenária realizada no dia 23 de fevereiro de 2011, foram enviadas para a Prefeitura Municipal de Picos, Câmara de Vereadores e ao Conselho Municipal de Saúde.

Dentre as irregularidades apontadas no relatório está à indefinição das fontes de receitas que constituem o Fundo Municipal de Saúde na Lei Orçamentária do Município, o que impede que se verifique se o município está cumprindo com a obrigação constitucional prevista no inciso III § 2º, art. 198 da Constituição Federal, referente à integralização da participação municipal no financiamento das ações de saúde.

Os auditores descobriram também que o município de Picos não apurou no exercício de 2009 o déficit/superávit dos saldos remanescentes das contas do Fundo Municipal de Saúde, inexistência de realização de procedimento licitatório para aquisição de serviços de saúde junto aos estabelecimentos privados, aquisição de serviços de saúde junto à rede privada sem a formalização de contratos e fragilidade no controle das autorizações de pagamentos de serviços de saúde contratado, dando margem à produções irreais por parte dos prestadores de serviços.

A fiscalização descobriu ainda a não priorização da Atenção Básica como porta de entrada ao sistema de saúde, ou seja, alguns procedimentos médicos são requisitados pela própria clínica que os realiza, a exemplo da Clínica Santa Ana, que se auto-referencia para a realização dos procedimentos que ela própria requisita. Foi descoberto também pagamento a prestador de serviço de saúde sem a comprovação de regularidade perante o fisco.

Providências
Reunidos em sessão plenária, os ministros do Tribunal de Contas da União, ante as razões expostas pelo relator José Jorge, decidiram Alertar a Secretaria Municipal de Saúde de Picos/PI quanto às ocorrências descritas, cuja reincidência injustificada poderá ensejar a imposição de sanções aos responsáveis em futuras ações de controle a serem empreendidas pela corte.

Tag #MudaPicos

A Galera da Muda Picos no twitter mostra cada vez mais a força e a audácia que a juventude tem!! Sempre age com a cabeça e o coração. Seria difícil segurar os dois juntos, imagine eles funcionando em sincronia perfeita?! O coração falou que ninguém quer mais viver na escuridão do atraso, nem na amargura da violência. E com a cabeça e a razão colocou "pra gerar"!! Todos queremos uma única coisa: Um lugar melhor para viver.

Durante toda a semana passada usamos a Tag #OndaMudaPicos, mais essa semana vamos ganhar mais força usando a Tag mais usada a #MudaPicos que traz o nome da nossa causa! Então vamos unificar e usar somente a #MudaPicos em todas as postagens no Twitter!

Nossa página no Facebook e nossa comunidade no Orkut estão bombando! Então corra e faça parte, porque Picos é a nossa bandeira!


Entre na campanha, Twitte:

Picos, um filho teu não foge à luta! #MudaPicos 

E use a Tag: #MudaPicos em todos os twitts!

Ativistas Picoenses, fiquem bem! Boa semana!

Acompanhem sempre as postagens de nosso blog, divulgue! Aqui em baixo tem as ferramentas que nos conectam com todas as nossas redes sociais!

Jesus ficava calado? // Uma reflexão para Picos

Após a manifestação dos moradores dos Bairros Ipueiras e Bairro São José, coordenado pelo Pároco Pe. Walmir, protestando contra a situação em que se encontram muitos bairros de Picos, a cidade passou a questionar o papel da Igreja Católica nos movimentos sociais. Seria essa a função de um Padre? Estaria correto o apoio da Igreja? Essas questões contemporâneas nos faz pensar: E na época de Jesus, Ele ficava calado? Eu, particularmente, filha de uma Catequista que há mais de 60 anos dedica sua vida à sua vocação de ser Católica Apostólica Romana, e Zeladora do Sagrado Coração de Jesus, não relutei em questioná-la:

- “ Mãe! minha querida Mãe, me diga: Jesus ficava calado diante das coisas erradas de seu tempo?

- Ela nem precisou pensar e disse: Claro que não! Jesus era corajoso, enfrentava as leis do seu tempo e era sábio.

 Eu já sabia da resposta. Essa experiência vivenciada é para justificar o que, vez ou outra, ouvimos. O que é que tem haver Padre fazer manifestação popular? Jesus não respondia ninguém, permanecia calado. Alto lar! 
O meu Jesus mesmo era que não ficava calado. As narrativas nos dão conta de que o Mestre jamais ficou calado. Sempre respondeu à altura aqueles que detinham o poder e nem os poupou de, por várias vezes, chamá-los de hipócritas. Jesus agia com sabedoria. Mt 5,20: “ Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu”. Percebe-se por aqui , que Jesus em relação aos escribas e fariseus, já os definiam como pessoas às quais não devíamos seguir o exemplo, cuja justiça não deveria ser imitada. Jesus não se calara nunca. “ Eu digo a vocês: se eles se calarem, as pedras falarão”.

O presente texto é só para lembrá-los que a nossa fé se torna minúscula quando engolimos o grito e quando nos amedrontamos diante dos fatos. Não tenho dúvida de que, cada um de nós que participamos das manifestações populares, só estamos revivendo, só que mais fortemente, o Jesus que não se calou e que ainda hoje não se cala, perante as novas manifestações de opressão.

Maria Claudeia
Assistente Social e Pesquisadora em Gênero.

Olá ativistas das redes sociais!

Sejam bem vind@s a Rede Social que está ajudando a mobilizar a Juventude de Picos! Esta é a rede social da Mudança! Queremos que você nos ajude a construir este espaço! É hora de nos mantermos unidos na rede, aproveitando todo o potencial que acumulamos no nosso dia a dia.

Aqui, nesta rede social, vamos construir um espaço virtual para todas as pessoas que querem ajudar na sustentação política do projeto que, nos próximos meses, transformará Picos e a consciência de seu povo, tornando-o livre e cada vez mais donos desse chão. Picos é uma cidade igualitária, justa e respeitada em todo o Piauí, merece respeito e cuidado. Para isso mobilizaremos a juventude para de cada um, com a mão na massa, coloque o seu tijolinho na construção de uma "FelizCidade".

Participe, suba e compartilhe textos, vídeos e fotos. Crie seu blog pessoal, suas comunidades, e nos ajude a transformar #MudaPicos no ponto de encontro dos Picoenses que querem uma Cidade melhor.

#OndaMudaPicos

Jovens conectados por um futuro melhor!

A vida de cada um se passa no Município! É aqui que vivemos, fazemos nossas escolhas, é nestas ruas que corremos na infância e que caminhamos para o nosso trabalho todos os dias. Aqui se passa a nossa vida, é nas avenidas que podemos nos encontrar. Picos é o nosso chão!

Movidos pelo desejo de mudança a juventude se une, vai às ruas, usa as redes e mídias sociais, em defesa do que é nosso, luta por mais respeito, honestidade, diálogo, educação, saúde, infraestrutura, segurança e dignidade. Picos quer muito mais!

A #OndaMudaPicos ganhou às redes sociais, portais de notícias e o coração da juventude em poucos dias, ou você vai me dizer que seu coração não bateu mais forte, quando você saiu de sua casa, olhou sua cidade e viu que ela mais do que nunca precisa de você? Se aconteceu isso você é um peixe dentro d'água, achou o seu lugar! 

Nosso coração tem um sentimento que ninguém pode mais arrancar, o mais forte de todos, que faz sairmos às ruas, vestir a camisa da paz e dizer: Eu decidi mudar!

A #OndaMudaPicos invadiu o twitter, orkut e facebook, entramos nas rodas de discussão, viramos assunto nos quatro cantos da cidade! O Piauí inteiro está falando da Juventude de Picos, que vai à luta por dias melhores. Isso é muito bom!!

As tão sonhadas mudanças ocorrem com o tempo, com a conscientização, para isso queremos junto com você visitar, e de casa em casa, mostrar a nova Picos que está nascendo, pelas mãos de uma juventude forte e unida. A educação liberta um povo e a cultura é a prova disso!

Se você quer caminhar conosco, fique atento a programação de nosso blog! Aguarde o dia "D" de Mobilização da Juventude!

EM BREVE!

O PORTAL DA MUDANÇA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...