Não se fala em outra coisa em Picos (316 quilômetros da capital Teresina) que não seja a nova taxa de iluminação pública. As faturas da conta de energia desse mês chegaram com essa novidade desagradável para a população e a revolta foi imediata. A taxa começou a ser cobrada a partir do último dia 23 de março.
Projeto elaborado pelo prefeito Gil Marques de Medeiros a nova contribuição de iluminação publica aplicada aos picoenses é cobrada juntamente com a fatura mensal de energia elétrica emitida pela concessionária e os recursos arrecadados serão geridos pela secretaria municipal de Administração.
No final de 2010, a prefeitura enviou um projeto de lei para a câmara de vereadores reajustando a Unidade de Valor de Custeio que regula a tarifa de iluminação pública. Havia a justificativa de que o valor atual estava defasado e não garantia a cobertura dos fatos públicos com a prestação do serviço.
O projeto foi aprovado pela bancada que dá sustentação ao Prefeito Gil Marques de Medeiros (PMDB), no entanto, ninguém imaginava que esse reajuste seria na proporção que está sendo apresentado aos moradores do município. Votaram a favor do projeto os vereadores Antônio Afonso (PP), Diógenes Medeiros (PPS), Iata Rodrigues (PSB), José Luís (PV), Manoel Vieira (PMDB) e Rinaldinho (PMDB). O prefeito municipal de Picos, Gil Paraibano, esteve presente a sessão legislativa acompanhando a votação de seu projeto juntamente com sua sobrinha, a deputada estadual, Tazmânia Gomes de Medeiros, a Belê.
Os moradores reclamam que a tarifa subiu e as demandas da própria iluminação pública na cidade continuam aumentando. A intenção da população é que os valores sejam revistos, pois há casos em que o reajuste chega à 500%. Contudo o prefeito Gil Paraibano não tem demonstrado nenhum interesse em rever sua posição.
(Via @Jornalista292)
BOm mesmo é ter que ir pra casa no escuro pq não tem uma unica lampada de iluminação publica, pizando na lama pq só fizeram o ótimo calçamento em metade do beco que num dá pra chamar de rua e ainda pagar iluminação publica!!!
ResponderExcluirSe os três vereadores não ficassem apenas em seus gabinetes e fossem ver a realidade do Bairro Umari e da Lagoa Comprida quem sabe algo fosse feito mas só lembra da gnt qdo é pa pedir voto!!!